
ESTUDO MULTICÊNTRICO DE HISTÓRIA NATURAL & RESPOSTA TERAPÊUTICA DE CHIKUNGUNUA
Principal estudo da Replick, tem como foco as manifestações musculoesqueléticas agudas e crônicas. Esse é o estudo que originou a Rede.
Mais de 2 mil participantes têm acompanhamento de uma coorte prospectiva de três anos de duração, a fim de estimar a taxa de gravidade e cronificação, bem como outros fatores associados à doença.
Tem como objetivo avaliar estratégias de manejo da doença, além de estimar os impactos socioeconômico e psicossocial da Chikungunya, de forma a prover evidências de qualidade para guiar estratégias e políticas de atenção à saúde em todo território nacional.

Resposta
Terapêutica
EIXOS TEMÁTICOS DA PESQUISA
Segmento
Clínico
Resposta
Terapêutica
Gravidade e sinais de alarde
Terapias
medica-
mentosa e
complemen-
tares
Gestão de biorecursos, dados e amostras
Dinâmica de transmissão
Comunicação
e engajamento comunitário
Vigilância de síndromes
febris
Translacional
Epidemiologia
Componente
Translacional
A REPLICK
A Rede de Pesquisa Clínica e Aplicada em Chikungunya (Replick) é um consórcio harmonizado de estudos clínicos aplicados à Chikungunya, que visa a constituição de um biorrepositório/biobanco sobre a doença.
Financiada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), do Ministério da Saúde, a Replick envolve 11 centros de pesquisa de nove estados brasileiros. O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), no Rio de Janeiro, é responsável pela coordenação da Rede.