Replick apresenta pôster na IV Famerp-UTMB

Rede de Pesquisa Clínica e Aplicada em Chikungunya (Replick) participou hoje (6/12) do "IV Famerp - UTMB: Emerging infections in the Americas - common interests and collaborations between Brazil and USA", em São José do Rio Preto/SP. O evento reúne especialistas e pesquisadores a fim de discutir pesquisas sobre doenças transmitidas por vetores, como arboviroses.


Na ocasião, o pôster "Multicenter Study of the Natural History and Therapeutic Responses of Patients with Chikungunya, focusing on Acute and Chronic Musculoskeletal Manifestations" foi apresentado pelo médico infectologista e aluno de doutorado José Moreira, do programa de pesquisa clínica em doenças infecciosas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/FIOCRUZ).

Entre os objetivos principais da pesquisa os cientistas buscam: descrever as manifestações clínicas da Chikungunya e a evolução da doença em pacientes de diferentes estados do território brasileiro; investigar fatores de risco e prognóstico associados com manifestações clínicas severas e persistentes; além de identificar biomarcadores associados com a doença. O trabalho é de Mariana Simão, Giselle Duarte, José Moreira, André Siqueira, em nome do grupo de pesquisa Replick.


Texto: Caroline Soares

Inscreva-se para receber atualizações

© 2020 por Rede de Pesquisa Clínica e Aplicada em Chikungunya (Replick)