Começa o primeiro encontro presencial da Replick

Começou, na quarta-feira, 8 de maio, o primeiro encontro presencial da Rede Rede de Pesquisa Clínica Aplicada a Chikungunya (Replick), coordenada pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e financiada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS). A oficina, realizada no Rio de Janeiro, busca promover uma ampla discussão sobre os desafios enfrentados no manejo clínico e na busca por evidências científicas para um melhor tratamento da infecção por Chikungunya.


Nos dois primeiros dias de atividades (8 e 9/5) participam os investigadores da rede Replick, além de pesquisadores de todos os centros participantes, das unidades colaboradoras e do Ministério da Saúde. No terceiro e último dia (10/5) acontecerá o Simpósio Desafios e Oportunidades na Pesquisa Clínica em Chikungunya: Produzindo Evidências para Saúde Pública, destinado a profissionais de saúde, pesquisadores, gestores, estudantes de graduação e pós-graduação, e demais interessados no tema.


Na quarta-feira, o pesquisador do INI e coordenador da Rede Replick, André Siqueira, apresentou os objetivos da iniciativa que, pelos próximos três anos, pretende estimar a taxa de gravidade e cronificação e os fatores associados à doença. Ao longo do dia foram apresentados ainda o protocolo do Estudo Multicêntrico da História Natural e Resposta Terapêutica de Chikungunya com foco nas Manifestações Musculoesqueléticas Agudas e Crônicas, que deu origem à rede, além de serem definidos e alinhados os grupos de trabalho que no dia 9/5 debaterão como serão desenvolvidas as atividades de acordo com os quatro eixos de atuação estabelecidos pela Replick: clínico, translacional, coordenação e laboratorial.


Na sexta-feira (10/5) o Simpósio Desafios e Oportunidades na Pesquisa Clínica em Chikungunya: Produzindo Evidências para Saúde Pública será transmitido na íntegra e poderá ser assistido aqui, a partir das 8h30.

Inscreva-se para receber atualizações

© 2020 por Rede de Pesquisa Clínica e Aplicada em Chikungunya (Replick)