Com aumento de 376,9% nas notificações de Chikungunya, Replick-PE reforça recrutamento

O centro da Replick em Pernambuco reforçou as atividades de recrutamento devido ao aumento de casos notificados de Chikungunya no estado. Até a semana epidemiológica 26 - de janeiro a junho de 2021, foi registrado aumento de 376,9%, em relação ao mesmo período de 2020. Os dados são do Boletim Epidemiológico de Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

O centro, localizado em Recife, é coordenado pelos pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Angela Duarte e Moacyr Rêgo. Para atender a alta demanda de novos casos da doença, a equipe dispõe de duas formas de recrutamento: ambulatorial e busca ativa.

O recrutamento ambulatorial é realizado no Hospital das Clínicas da UFPE, as segundas e sextas-feiras, das 7:30 às 13:00 e as quartas-feiras, das 13:00 às 17:00. Já as atividades de busca ativa – quando uma equipe vai até o domicílio da pessoa – deve ser agendada por telefone (81) 99741-0693 (WhatsApp).

Para participar do estudo o interessado deve apresentar sintomas de suspeita de arboviroses, como: febre, dor de cabeça e dor ou inchaço nas articulações (sem sintomas respiratórios). Os pacientes com suspeita de arboviroses realizam teste rápido IgM e IgG para chikungunya, zika e dengue. Aqueles com resultado positivo para chikungunya fazem seguimento clínico e reumatológico com anamnese e exame físico detalhados, bem como respondem a questionários variados.

Plano de Contingência na pandemia do COVID-19

A Replick Pernambuco, seguindo orientações da coordenação geral da Rede, segue, desde março de 2020, um plano de contingência para diminuir a exposição da equipe de pesquisa e dos pacientes ao novo coronavírus. Para tal, foi adotado o contato telefônicos com os pacientes, a fim demanter o vínculo e o acolhimento necessários.


Para atendimento presencial foi montada estrutura que permite avaliação clínica e coleta dos materiais biológicos, com segurança tanto para pacientes quanto para equipe.

Atendimento: Hospital das Clínicas – UFPE Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901 Segundas e sextas-feiras – 7:30 às 13:00 Quartas-feiras – 13:00 às 17:00 Contato: (81) 99741-0693 (WhatsApp). Fotos: Divulgação.